O novo muro de Trump

uma análise das implicações da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China

  • Camilla Morgado Horta Monteiro Faculdade de Direito de Vitória – FDV
  • Marcelo Fernando Quiroga Obregon Faculdade de Direito de Vitória – FDV
Palabras clave: Guerra comercial, Estados Unidos - China, Economia brasileira.

Resumen

O texto se pauta na recente política comercial do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em blindar a economia americana da forte influência no consumo de produtos oriundos da China. O escopo do presente estudo é analisar como a nova postura econômica norte-americana repercutirá nas relações comerciais mundiais e, especialmente, no âmbito nacional. Para tanto, delineia um breve contexto acerca do vínculo mercantil entre os países em questão para, assim, identificar os possíveis fundamentos para a instituição de uma administração interna rígida e, por conseguinte, os prováveis impactos no mercado brasileiro. Salienta-se que este trabalho tem como base as recentes publicações midiáticas sobre a barreira tarifária.

Biografía del autor/a

Camilla Morgado Horta Monteiro, Faculdade de Direito de Vitória – FDV

Discente do 10º período de Direito da Faculdade de Direito de Vitória - FDV.

Marcelo Fernando Quiroga Obregon, Faculdade de Direito de Vitória – FDV

Doutor em Direito .Direitos e Garantias Fundamentais na Faculdade de Direito de Vitória - FDV, Mestre em Direito Internacional e Comunitário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialista em Política Internacional pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenador Acadêmico do curso de especialização em Direito Marítimo e Portuário da Faculdade de Direito de Vitória - FDV -, Professor de Direito Internacional e Direito Marítimo e Portuário nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito de Vitória - FDV.

 

Citas

CARVALHO, Cecília e CATERMOL, Fabrício. As Relações Econômicas entre China e EUA: resgate Histórico e Implicações. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, V. 16, N. 31, P. 215-252, junho de 2009.

DUARTE, Luiza. Como a guerra comercial entre EUA e China pode afetar o Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44745494>. Acesso em: 04 set 2018.

MOLINA, Federico Rivas. EUA ratificam guerra comercial contra a China no G-20. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/07/21/internacional/1532192358_512814.html>. Acesso em: 10 set. 2018.

PACHECO, Paula. Brasil perde com guerra comercial entre Estados Unidos e China. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/07/09/internas_economia,693726/brasil-perde-com-guerra-comercial-entre-estados-unidos-e-china.shtml>. Acesso em 04 set. 2018.

RUIC, Gabriela. Guerra comercial: a crise que o próximo presidente não poderá ignorar. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/economia/guerra-comercial-a-crise-que-o-proximo-presidente-nao-podera-ignorar/>. Acesso em: 10 set 2018.

Publicado
2019-03-31
Sección
VARIOS